Apostila

Academia de Kung Fu, Tai Chi Chuan, Sanda e Yoga

KinlaiInício/TérminoContarDicionário

ging-laiA saudação, também chamada de Kinlai, é comum nas academias de Kung Fu, feita entre os alunos e mestres e dirigida, também, ao altar central e às fotos dos mestres. Trata-se de uma “variação da saudação budista utilizada no mosteiro em que o estilo se desenvolveu”.
A saudação está relacionada ao Taoísmo, onde enquanto a mão fechada significa a força física, o princípio ativo da energia yang e o caráter animal (tigre), a mão espalmada representa o domínio das faculdades internas, o princípio passivo da energia yin, o caráter espiritual (dragão) do ser humano.

Esse cumprimento era feito, em alguns casos, para evitar que a outra pessoa, conhecedora de Chin Na (Qin Na), não tivesse a oportunidade de aplicar-lhe um golpe caso as mãos fossem dadas como aqui no ocidente.

Sabe-se que o fato de ser como na figura 1, uma sobre a outra, é um cumprimento mais amistoso. Já o cumprimento com a mão bem aberta (figura 2) significa mais respeito pela pessoa à sua frente, como um mestre por exemplo.

Há duas formas diferentes de se fazer esse cumprimento, mas o mais correto é aquele com a mão direita fechada e a esquerda aberta. O inverso era feito antigamente e mudou por dois motivos:

Os militares, por serem destros na maioria dos casos, seguravam suas armas com a mão direita e para não soltá-la diversas vezes eles cumprimentavam segurando-a como na figura 3, o que forçou a troca para o jeito atual.
O cumprimento com a mão esquerda fechada era usado antes da dinastia Zhou e ainda usado pelos Han, mas os rebeldes a favor da mudança para a dinastia Ming, durante a dinastia Qing, faziam o inverso para lembrar dois ideogramas, Sol 日 e Lua 月, que combinados formavam o símbolo dos Ming. Pelo fato dos monges Shao Lin serem do lado rebelde, todos eles e seus descendentes passaram a usar esse cumprimento.
O cumprimento inverso também é considerado, hoje em dia, sinal de luto e também atrai má sorte.

Já a maneira de cumprimentar com as duas abertas é para religiosos mostrarem que vem em paz e desarmados, como fica evidente nesta posição.

Abertura da aula
Professor: Dà jiā hăo 大家好 (olá turma)
Alunos: Lăo shī hăo 老師好 (olá professor)

Término da aula
Professor: Dà jiā zài jiàn 大家再見 (até logo turma)
Alunos: Lăo shī zài jiàn 老師再見 (até logo professor)

一 Yi(i)= 1

二 Er(âr) = 2

三 San = 3

四 Sz = 4

五 Wu(uú) = 5

六 Liou(lhó) = 6

七 Chi(tchi) = 7

八 Ba = 8

九 Jiou(jô) = 9

十 Shr(shê) = 10

十一 Shr Yi = 11

二十 Er Shr = 20

Běi shàolín 北少林 = Shaolin do Norte
Dàjiā 大甲 = turma
Gōngfū 功夫 = Kung Fu (trabalho duro)
Gong Xi Fa Cai = Feliz Ano Novo
Guān Yǔ – 關羽 = também conhecido como Bodisatva Sangarama
Jing 精 = essência
Kāishǐ 开始 = iniciar
Lǎoshī 老师 = professor
Nǐ hăo 你好 = olá
Qi 氣 = energia
Shào Lín Yuàn (Câmara Shaolin) = 少林院
Shen 神 = espírito
Sīfú 私服 – professor e pai no Kung Fu
Sīgōng 思恭 – mestre e avô no Kung Fu
Sījo 私服 – grão-mestre e bisavô no Kung Fu
Ting = Parar
Xièxiè 谢谢 = obrigado
Wǔshù 武术 = Wushu (arte da guerra)
Yübèi = preparar, esteja pronto
Zàijiàn 再见 = até logo
Zou = começar