Estilo Shaolin do Norte de Kung Fu

15 de abril de 2017 Apostila Câmara Shaolin Blog Câmara Shaolin 0

O estilo Shaolin do Norte (Bak Siu Lam Kuen Mun) é oriundo do Templo Shao Lin da província de Henan. Junto com Shuai Jiao é um dos estilos mais tradicionais da China.

Fundado em 495 pelo Imperador Xiao Wen (471 a 500), o mosteiro de Shao Lin foi construído em meio a uma floresta no sopé da montanha Song, na província de Henan, entre as cidade de Zhengzhou e Luoyang (antiga capital do império chinês), ao norte do Rio Amarelo (Huang He).

Ao iniciar a prática budista, monges do Templo Shaolin fazem votos de uma nova fase, um renascimento para a vida monástica. Cortar o cabelo, segue uma simbologia de renascimento também, assim como o nome do templo Shao, que significa “novo”, e Lin, que é “bosque”.  Ou seja, o monge deve estar sempre se renovando dia após dia, assim como seus votos, seu cabelo e seu Kung Fu, como um bosque sempre renascendo com mais vigor sobre as cinzas de seu passado.

O primeiro abade foi o monge indiano Badhra (Batuo), e o único propósito do mosteiro de Shao Lin era de se tornar o mais importante centro para o estudo, desenvolvimento e ensino do budismo em toda a Ásia. Considerado também como centro de peregrinação, o mosteiro de Shao Lin recebeu monges budistas de toda a Ásia (Índia, Ceilão, Pérsia).
No que diz respeito às artes marciais chinesas e o mosteiro de Shao Lin, existem muitas lendas; a mais conhecida é da passagem do monge Bodhidharma (Damo) pelo mosteiro. Vigésimo oitavo patriarca do budismo Mahayana (Grande veículo) e primeiro patriarca do budismo Chan (Zen), Bodhidharma nasceu no Ceilão, dentro de uma família nobre, converteu-se ao budismo e mais tarde tornou-se aluno de Prajnatara. Bodhidharma chegou a China em 475, peregrinou por diversos templos ao sul e recolheu-se ao mosteiro de Shao Lin, por volta de 520, para substituir o então abade Bodhiruci.

Bodhidharma ensinou aos monges de Shao Lin os primeiros exercícios respiratórios para aumentar a resistência física e concentração exigidas pelos longos períodos de meditação. Alguns afirmam que mais tarde estes exercícios, combinados a técnicas de combate praticadas na região dariam início as primeiras formas de arte marcial de Shao Lin. No livro Breve História do Kung Fu (William Acevedo, Carlos Gutiérrez e Mei Cheung) o fato de Bodhidharma ter ensinado os monges é colocado em dúvida e, ainda, atribui os conhecimentos marciais deles aos militares chineses.

Depois de anos e anos de história, os monges de Shaolin aprenderam técnicas de combate corporal e de armas e desenvolveram técnicas próprias que os tornaram conhecidos e temidos. Os ensinamentos eram reservados aos monges mas em 1650 o então abade Chiu Jin permitiu que leigos aprendessem alguns estilos reservados aos monges. Um dos primeiros destes leigos foi Kan Fon Si, que mais tarde tornou-se um herói na história da China pela luta contra a opressão dos Qing.
O legado marcial de Gan Fenchi passou por quatro gerações até chegar a Ku Yu Cheong, que aprendeu as técnicas oriundas de Shaolin com um amigo do pai. Ku Yu Cheong se tornou famoso pela sua técnica de “palma-de-ferro” e ingressou como instrutor na Academia Central de Nanking em 1928. Lá aprendeu Tai Kek Kuen, Baat Kek Kuen e espada Mou Dong com Li Kin Lam, e Baat Kua Cheong e Yeng Yi Kuen com Sun Lok Tong.

SiFu Edgar e o estilo Shaolin do Norte
Mais tarde Ku Yu Cheong foi convidado a representar a Academia Central em Cantão juntamente com outros mestres famosos. Mais tarde abriu a sua própria escola e resolveu dar o nome “Shaolin do Norte” às técnicas que ensinava; a explicação para o nome era porque o estilo reunia somente os melhores estilos do norte da China, como : “As dez rotinas de Shaolin”, Tai Kek Kuen, Baat Kua Cheong, Yeng Yi Kuen, Tam Toi, Cha Kuen, as armas e o chikung “Pequeno sino de ouro”.

Ku Yu Cheong teve diversos alunos, dentre os quais Yim Sheung Mo se destacou consideravelmente, podendo aprender Luk Hop Kuen e Ji Yin Mun (Zi Ran Men) com Mong Lai Sin. Yim Sheung Mo residiu até o final da sua vida em Hong Kong, onde ensinou a muitos alunos. O que mais se destacou foi Chan Kowk Wai, representante do estilo Shaolin do Norte.

O estilo principal, “As Dez rotinas de Shaolin”, se divide em formas de mãos e armas, perfazendo um total de dez formas de mão e mais de vinte e cinco armas diferentes, cada uma com uma ou duas formas aproximadamente. Suas características marcantes são ataques longos e curtos, de mãos e principalmente de pés, cotovelos, rasteiras e quedas. A força e técnica empregadas nos movimentos denotam a eficiência sendo considerado o mais completo de todos os estilos de arte marcial chinesa.

Veja a nomenclatura dos katis Shaolin do Norte aqui.

Características do estilo Shaolin do Norte

O Shaolin do Norte se caracteriza pela grande quantidade de chutes, movimentos firmes e fortes e bases não tão frequentemente baixas quanto os estilos do sul. A grande quantidade de técnicas em poucos movimentos é um de seus pontos mais fortes.

Há um desenho animado, chamado Avatar, que mostra o Shaolin do Norte na forma da Nação do Fogo.

Outras fontes

Recomendo que assista os filmes:

• Shaolin
  • Câmara 36 de Shaolin!

Também leia os livros:

• Kung Fu Shaolin do Norte (Grão Mestre Chan Kowk Wai)
  • O Mosteiro Shaolin (Meir Shahar)
  • The Art of Shaolin Kung Fu (Wong Kiew Kit)
  • A sequência de livros Northern Shaolin Style (Rick L. Wing)

Você pode praticar esse estilo em nossa academia! Entre em contato!