A arte suprema do Tai Chi Chuan

A arte suprema do Tai Chi Chuan

7 de julho de 2016 Sem categoria Tai Chi & Qi Gong 0
Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan pode ser classificado como meditação em moviemento e uma arte marcial interna (Neija), diferente do Shaolin do Norte, por exemplo, que externo (Weija).

Há uma lenda que diz que o Tai Chi Chuan (Tai Kek Kuen) foi criado por um monge Taoísta do século XII chamado Zhang San Feng (ou Chang San Feng). Tal lenda diz que ele foi visitado pelo “Espírito da Montanha Mou Tong” e este lhe ensinou as técnicas da arte marcial chamada Tai Chi Chuan. Entretanto, o que se sabe mesmo é que suas origens se encontram no condado de Wenxian, na província de Henan com o mestre Chen Wangting, da pequena cidade de Chen Jiagou, e Jiang Fa, que morava na vila Xiaoliu e estudava artes marciais em Shanxi. Já outros, dizem que o Tai Chi Chuan foi criado na Dinastia Tang (618-907) por Xu Xuanping.

“Acima da cabeça está o céu, abaixo dos pés está a terra. O Tai Chi Chuan é um treinamento de união do céu e da terra dentro do homem; é um treinamento de união do corpo e do espírito.
A vida depende da energia primordial. A energia primordial é o Deus criador do universo e que está dentro de nós. O Tai Chi Chuan cultiva a Deus na medida em que preserva a energia primordial em nosso corpo.
A vida é movimento. O Tai Chi Chuan é a prática que traz o verdadeiro descanso, porque seu movimento leva à serenidade. O Tai Chi Chuan é também uma forma de auto-massagem interna e externa, atuando em todos os sistemas orgânicos do corpo, promovendo a circulação do sangue e da energia.
O Tai Chi Chuan revitaliza o corpo e serena a mente, despertando a espiritualidade. O Tai Chi Chuan transforma a respiração, preserva a juventude e prolonga a vida.
O Tai Chi Chuan é uma prática que desperta o Amor, levando a humanidade a uma maior união e a verdadeira paz.”

(Liu Pai Lin)

1. Suspender a cabeça pelo topo com leveza e sensibilidade [Xu Ling Ding Jin]

2. Esvaziar o peito [Han Xiong] e alongar as costas [Ba Bei]

3. Relaxar a cintura [Song Yao]

4. Distinguir entre o cheio e o vazio [Fen Xu Xhi]

5. Relaxar os ombros [Chen Jia] e soltar os cotovelos [Zhui Zhou]

6. Usar a mente e não a força muscular [Yong Yi Bu Yong Li]

7. Interligar os movimentos da parte superior e inferior do corpo [Shang Xia Xiang Sui]

8. Unir o interior e o exterior [Nei Wai Ziang He]

9. Mover-se com continuidade, sem rupturas [Xiang Liau Bu Duau]

10. Buscar a quietude dentro do movimento [Dong Zhing Qiu Jing]

(Yang Chengfu)

“A assimilação dos fundamentos, que possuem muitas posturas e movimentos encontrados em outras artes marciais tradicionais chinesas da época, e a prática em formas tradicionais de Wushu.

A assimilação dos métodos tradicionais de cultivo da saúde. O Tai Chi Chuan demonstra ser um dos mais recentes desenvolvimentos dentro do processo gradual que se extendeu por séculos, combinando o wushu com formas tradicionais de exercícios internos, meditação e exercícios calistênicos para melhorar a saúde e atingir a longevidade. Estes envolviam relaxamento, concentração e técnicas respiratórias. Muitos destes elementos podem ser vistos dentro do Tai Chi Chuan.
A assimilação das teorias clássicas de medicina e filosofia. O Tai Chi Chuan, como muitos dos exercícios acima mencionados, adotou as teorias tradicinais da medicina chinesa para promover o Qi, ou energia vital, que circula pelo corpo humano para assegurar um ótimo funcionamento para os orgãos internos. Quanto a parte filosófica, o Tai Chi Chuan está intrínssicamente ligado ao Ba Gua e outras tradições taoístas.”
(Chan Kowk Wai)

 

“O Tai Chi Chuan é uma eficiente arte de luta, mas também é eficaz na cura e na prevenção de doenças orgânicas e psicóticas, como hipertensão, reumatismo, asma, gastrite, insônia, enxaqueca, depressão e nervosismo – exatamente
as mesmas doenças que a medicina convencional considera incuráveis. Praticado adequadamente, ele pode prevenir ou aliviar dores nos joelhos, consideradas pela Academia Americana de Cirurgiões Ortopedistas, em 1989, como a principal categoria de todos os ferimentos, nos Estados Unidos. Além disso ele oferece um sistema suave de exercícios para promover a saúde e a vitalidade. Em outras palavras, não é preciso estar doente ou ser atacado por alguém para usufruir os maravilhosos benefícios do Tai Chi Chuan. Quem não tem tempo ou acha que exercitar-se numa academia é muito dificil, pode encontrar uma resposta positiva no Tai Chi Chuan. Apenas quinze minutos por dia no conforto de casa, proporcionam todo o exercício de que precisamos mas para o qual não temos tempo ou energia. Os beneficios não são só fisicos. O aspecto meditativo do Tai Chi Chuan e sua ênfase nos movimentos relaxados contribuem para a serenidade da mente e a clareza do pensamento.”
 

(Trecho retirado do livro O Livro Completo do Tai Chi Chuan de Wong Kiew Kit)

Estilos de Tai Chi Chuan

Apenas os estilos abaixo são reconhecidos oficialmente como estilos tradicionais de arte marcial chinesa. Existem outros estilos de Tai Chi Chuan, como os simplificados (de 24, 48, 66 e 88 movimentos) que têm por base o estilo Yang, mas não são tradicionais.

Estilo Sun

No final da dinastia Qing, Sun Lutang estudou Xingyi Quan, Bagua Zhang, e, em seguida, Tai Kek Kuen estilo Hao e assim desenvolveu o seu próprio estilo. Os movimentos são ligeiros e leves, utilizando métodos de abrir e fechar as mãos. Uma característica marcante do estilo Sun é a ligeira movimentação de base.

Estilo Chen

Esta é a forma original do Tai Chi Chuan, proveniente de Henan, desenvolvida pela família Chen e só chegou em Beijing em 1928. Este estilo ainda mantém alguns dos saltos, pisões, explosões de energia e movimentos fortes e graciosos. Com muitas voltas e torções, a sua prática é difícil e cansativa.

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=RA8iHFarIng” width=”760″ height=”420″]Nenhum no momento.[/su_youtube]

Estilo Wu

Desenvolvido em Beijing por Wu Quanyou e o seu filho, Wu Jianquan, baseada na prática do estilo Yang por ambos. Desbancada pela popularidade da escola Yang, a escola Wu têm os seus movimentos como suaves, lentos e compactos.

Estilo Hao

Desenvolvido originalmente por Wu YuXiang que estudou em Henan o estilo da família Chen. Hao Weizhen, discípulo de de Wu, levou o estilo até Beijing. Suas características principais são a simplicidade e clareza, nos movimentos lentos, suavez e compactos, bases mais altas e caminhar restrito.

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=KIPglGJ9CCk” width=”760″ height=”420″]Nenhum no momento.[/su_youtube]

Estilo Yang

Desenvolvida a partir do estilo Chen por Yang Luchan, a forma existente nos dias de hoje foi desenvolvida pelo seu neto, Yang Chengfu. Sendo o estilo mais popular e conhecido na China e no resto do mundo, os seus movimentos são proporcionais e relaxados.

Esse é o estilo que praticamos em nossa academia.

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=Of-nMzFijjk” width=”760″ height=”420″]Nenhum no momento.[/su_youtube]

Armas do Tai Chi Chuan

  • Espada reta (Jian)
  • Leque
  • Facão (Dao)
  • Lança
  • Bastão

Filmes indicados de Tai Chi Chuan

Livros indicados de Tai Chi Chuan

Deixe um comentário