Qi Gong para a saúde: Ba Duan Jin

4 de agosto de 2016 Apostila Câmara Shaolin Blog Câmara Shaolin Tai Chi & Qi Gong 0
Ba Duan Jin

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), acredita-se que o Bā duàn jǐn 八段锦  (Oito Peças do Brocado de Seda) – vindo do século XII DC -, é um exercício muito benéfico para relaxar os músculos e fortalecer a ossatura, cultivando a energia vital Qi, e melhorando a circulação sanguínea, assim como a coordenação do funcionamento fisiológico do coração, fígado, baço, pulmão, rins, e também do aparelho digestório.

A essência Jing , a energia Qi, e o espírito Shen são os três tesouros da vida, que são também a base material das funções do sistema imunológico humano. Através da prática de Bā duàn jǐn o sistema nervoso, o sistema endócrino e o sistema imunológico interagem e se otimizam progressivamente, integrando o estado homeostático do corpo, tendo assim, um efeito positivo na melhoria da saúde física e mental.
Pesquisas mostram que, durante a prática do Baduanjin, o córtex cerebral entra gradualmente em um estado de tranqüilidade, o centro sub-cortical vai gradualmente se ajustando o sistema nervoso e o sistema endócrino, deixando-o em equilíbrio, tudo isso através da respiração, relaxamento e movimento.

ba duan jin
Definições do Ba Duan Jin

Preferível que seja feito entre 16h e 18h.

Os 3 preceitos para o qi gong

• coração puro
  • respeito
  • humildade

Os 3 ajustes do qi gong para a saúde

• Ajustar corpo físico
  • Ajustar respiração
  • Ajustar a mente

Os 9 segmentos do corpo

• cabeça
  • dorso
  • cintura
  • ombros
  • cotovelos
  • mãos
  • quadril
  • joelhos
  • pés

Quer aprender? Venha à Câmara Shaolin e faça a aula de Tai Chi Chuan.

Recomendados