Desvendando o segredo das bases do kung fu Shaolin

Desvendando o segredo das bases do kung fu Shaolin

1 de julho de 2016 Blog Câmara Shaolin Kung Fu & Sanda 0
Base do cavalo

Uma das minhas formas favoritas do Shaolin é a Rou Quan ou Punho Suave porque ela oculta de uma maneira muito eficiente poderosas técnicas de kung fu em movimentos fluídos. A primeira forma que todo monge noviço precisa aprender é o Xiao Hong Quan; Os Oito Tesouros é uma das formas de Qi Gong mais populares na China e os monges costumam entreter as pessoas com os estilos do bêbado e do macaco.

Como pode observar, existem diversas formas Shaolin e elas são usadas para diferentes propósitos: saúde, guerra, paz, iluminação, defesa pessoal e algumas vezes somente para diversão. Contudo, independente do propósito, todas elas possuem a mesma substância: A BASE.

O ouro do estilo Shaolin

A conexão entre os chutes, os socos e as bases formam um kati. Mas, são as bases que são a essência do estilo Shaolin. Existem muitas jóias que são feitas de ouro. E, se tirar o ouro, você não terá mais a jóia. Essa comparação pode ser aplicada aos katis deste estilo: retire as bases e não se terá mais um kati. É por este motivo que as bases são conhecidas com o ouro do estilo Shaolin.

Três anos

O treino no Templo Shaolin consiste em 3 longos anos de treino de base somente. Durante este período, nenhum kati é ensinado. Depois dos monges atingirem a perfeição em suas bases, eles então passam a realizar o seus treinos de condicionamento físico. Neste treino, trabalham as pernas, os braços e as mãos e, somente depois de aperfeiçoarem o seu condicionamento, aprendem alguns katis de acordo com a especialidade do grupo a qual pertencem.

Treinos de base

Atualmente, muitos de nós praticamos somente os katis e nunca praticamos as bases. Mas, se você trabalhar as suas bases individualmente, revolucionará seu desempenho na execução dos katis além de tornar mais fácil e mais rápido a aprendizagem de novas formas. Seu corpo “memorizará” as bases, suas pernas estarão mais fortes assim como sua mente. Fazer treinos de base é um excelente método de fortalecer a mente e o corpo simultaneamente.

As bases mais importantes do estilo Shaolin

São as bases mais importantes deste estilo: Ma Bu (1), Xie Bu (2), Du Li Bu (3), Xu Bu (4), Gong Bu (5), Qi Xing Bu (6), Ban Ma Bu (7) e Ding Bu (8) e Pu Bu (9).

bases do Kung Fu

Estabilidade das bases

O primeiro item que você precisa fazer quando começa a fazer um treino de base é praticar a estabilidade. Todas as bases são importantes, mas sempre treinamos a base Ma Bu, também conhecida como a base do cavalo, pelo fato de ser uma das mais difíceis.
Comece o seu treino tentando aumentar a quantidade de tempo que consegue fica na base do cavalo. Mas, no início, não seja muito ambicioso. Você precisa ter paciência e executar o treino passo a passo. Não proponha metas de quanto tempo você quer ficar, simplesmente comece a praticar.

Mantenha a postura

“Manter a postura” significa manter as costas eretas, nádegas para dentro, joelhos alinhados com os pés e as coxas retas assim como uma mesa.
Preste atenção na sua postura olhando no espelho, não somente de frete, mas também de lado. Foque na sua mente e na sua respiração.

Relaxe e respire

É muito importante que pratique também a sua respiração. Tente mantê-la o mais suave possível de maneira que seu corpo não demostre que está executando tal ação. Suas costas não deve fazer o típico movimento de “subir e descer”. Quando começar a se sentir cansado, diga para seu corpo relaxar. Inicie relaxando pela cabeça, depois o pescoço, as costas, até contemplar o corpo inteiro. O Relaxamento faz parte do treino de base.
Pense na natureza: o leão não fica tenso e respira rapidamente com todos seus músculos travados ao observar sua presa, mas está totalmente relaxado e focado. Precisamos ser igual.

Não escute, não veja e não pense. Simplesmente faça.

Existe um ditado do Templo Shaolin que diz: “Nossos os olhos não enxergam nada, nossas orelhas não escutam nada e nossa mente não pensa em nada.” Este ditado nos ajuda muito a ficar na base porque treina-la também é uma meditação Shaolin.
Vagarosamente, aumente o tempo que se consegue ficar na base do cavalo, de pouquinho em pouquinho e, quando se sentir cansado, levante-se e alongue-se. Movimente seus músculos e comece novamente. Lembre-se que você não está fazendo somente suas pernas ficarem fortes, mas também está fortalecendo sua força de vontade.

Estabeleça metas

Depois de algumas semanas de treino de base, você pode começar a estabelecer metas. Comece com 5 ou 10 minutos na base do cavalo e não se mova. Depois, aumente para 15 minutos. Lembre-se de manter sua base baixa e não mude sua posição mesmo que fique cansado. Você deve começar baixo e terminar baixo.

Dificulte seu treino

Quando você puder ficar na base do cavalo por 30 minutos, dificulte seu treino ainda mais. Você pode fazer isso de diferentes maneiras: segure um peso em cada uma de suas mãos de maneira que você possa treinar os braços e as pernas ao mesmo tempo; você pode colocar pequenas garrafas de plástico cheias de água em seus braços, pernas, costas e cabeça. Dessa forma, se você não estiver estável, a água derramará. Neste treino, você também pode checar como está seu equilíbrio. Outra maneira de treinar é utilizando pequenas estacas de madeira: ficando na base sobre estas estacas torna a situação muito mais difícil uma vez que você terá um pequeno espaço para apoiar os pés e deve se manter em postura todo momento para não desequilibrar e cair.
Todos estes métodos são tradicionais e muito eficientes no treino de base. Utilizando-os você ganhará força, resistência e equilíbrio. Importante: não se esqueça de praticar o seu Qi. Dessa forma, você se fortalecerá tanto externamente quanto internamente.
Você também pode treinar sua estabilidade nas outras bases, mas a base do cavalo é a mais praticada no Templo Shaolin.

Movimentos com a base

Junto com o treino de estabilidade, você deve também praticar alguns movimentos na base. Fique na base do cavalo e então faça alguns socos tradicionais. Troque de base e faça outros tipos de socos. A base está sempre conectada aos socos. Dessa maneira, quando você praticar 5 bases, pratique 5 socos.

Os nomes dos socos tradicionais são:

  • Gong Bu Chong Quan (Soco do carneiro na base do arqueiro)
  • Ma Bu Chong Quan (Soco do carneiro na base do cavalo)
  • Pu Bu Bian Gung Bu Chon Quan
  • Li Bu Chon Quan

Sempre aumente a quantidade de socos que consegue dar a cada treino.

As portas para o estilo Shaolin agora se abrem para você

Se você praticar conforme as orientações acima, você estará muito bem preparado para evoluir no seu aprendizado das diversas formas do estilo Shaolin. Não somente as aprenderá mais facilmente, mas também executará os movimentos de maneira precisa.
Possuir uma base do cavalo estável e forte é uma das chaves para as portas deste estilo milenar. Além disso, demonstrando aptidão para execução desta base significa que você possui mente e pernas fortalecidas que, por sua vez, indicará que você possuirá uma resistência muito mais elevada em uma corrida, em uma luta e até na prática do Qi Gong. Todos estes benefícios são oriundos de um simples treino de base que pode ser utilizado de diferentes maneiras e em diversas artes marciais.

 


FONTE: Traduzido de um texto do SiFu Yan Lei, escrito para a revista Combat em agosto de 2008.

 

Indicações

Deixe um comentário