20 filmes de Kung Fu que você deveria assistir

3 de maio de 2018 Blog Câmara Shaolin Kung Fu & Sanda 0
filmes kung fu

Você, praticante ou simplesmente simpatizante de Kung Fu, vai gostar muito dessas sugestões que darei abaixo. Alguns deles de mais ação e outros com mais história e filosofia pra contar. Alguns de vocês podem não concordar com a lista e vão querer mais outros títulos aqui, mas o intuito é mostrar o caminho desse tipo de filme para que você desenvolva seu próprio gosto. Ademais, existem MUITOS filmes de Kung Fu.

Filmes de Kung Fu

Mestre das Armas

(Fearless)
Com Jet Li, de longe o melhor filme de Kung Fu que já assisti, devido à mensagem que é transmitida, às cenas de luta bem coreografadas e a fotografia muito boa. O filme, que narra parte da história de Huo Yuanjia, nos leva a pensar o que é Kung Fu.

Batalha dos Três Reinos

Batalha dos 3 Reinos

(Red Cliff)
Dividido em dois filmes, mas sendo apenas uma história, é baseado na novela Romance dos Três Reinos, cuja narrativa mistura ficção e história real. Com uma fotografia muito boa, vale a pena para ver três Generais dos mais conhecidos na China, Guan Yu, Liu Bei e Zhang Fei, que são representados na Dança do Leão.

Shaolin

(Shaolin)
Com Andy Lau e Jackie Chan no elenco, trata de uma parte da história do Templo Shaolin (não sabemos se totalmente verídica). Um filme lindo, emocionante e com ótimas cenas de luta. Recomendo muito devido à lição que o enredo nos dá, à fotografia e à emoção que sentimos.

O Grande Mestre

(Ip Man)
São 3 filmes que compõem a série, dos quais dou destaque aos 2 primeiros. Conta a história do mestre de Wing Chun, Ip Man, e sua vida de luta contra os invasores da China na época (Japão e Inglaterra). As cenas de luta são muito boas e empolgantes.

karate kid

Karatê Kid

(Karate Kid)
Um filme que só quis aproveitar a fama do nome do outro, mas que deveria se chamar Kung Fu Kid. Contudo, não perde em nada, aliás bem melhor. Uma bela história entre mestre (Jackie Chan) e discípulo (Jaden Smith).

mulan

Mulan

(Mulan)
Sim, é a mesma história que a Disney conta, mas com outro enfoque. Afinal de contas é a história de uma das maiores guerreiras da China, Hua Mulan. Com a fotografia muito bonita, vale a pena conferir.

o grande mestre

O Grande Mestre

(The Grand Master)
Não. Não repeti o mesmo filme, esse é outro que tem como protagonista o Ip Man, mas não tanto quanto nos outros. Um filme lindo de se ver, com cenas de luta inspiradoras. Pra quem tem um olhar mais refinado, vai se impressionar com as estratégias de luta, que variam de acordo com cada oponente.

The Tai Chi Master

Não confunda com o filme Tai Chi Master do Jet Li, esse aqui é mais antigo e protagonizado por Jacky Wu.Conta a história da vida de Yang Lu Chan, o mestre fundador do estila Yang de Tai Chi. A fotografia é de filme antigo, mas as cenas são bem coreografadas.

lost bladesman

Lost Bladesman

(Lost Bladesman)
Um filme sobre um dos personagens mais importantes da história e cultura chinesa, General Guan Yu (Kwan Kun), sendo interpretado pelo ator Donnie Yen.

o tigre e o dragão

O Tigre e o Dragão

(Crouching Tiger Hidden Dragon)
Dirigido pelo famoso Ang Lee e com atores de peso como Michelle Yeoh, Zhang Ziyi e Chow Yun-Fat é um filme que segue a linha wuxia, que são lendas chinesas. A fotografia e a história são muito bonitas, vale a pena conferir.

reino proibido

O Reino Proibido

(The Forbidden Kingdom)
Um filme divertido que cita um personagem da cultura chinesa, o Rei Macaco, e conta com a presença de Jackie Chan e Jet Li.

clã das adagas

Clã das adagas voadoras

Um filme sobre a luta da dinastia Tang contra grupos rebeldes. Bem bonito e segue a linha wuxia de cinema, onde as lutas são leves e belas.

o voo do dragão

O voo do Dragão

Vale a pena conhecer um filme que marcou época e ajudou a difundir o Kung Fu pelo mundo. Além disso tem o ator e artista marcial Bruce Lee, um ícone do mundo do Kung Fu.

Dragão Chinês

fúria do dragão

Fúria do Dragão

mestre invencível

O Mestre invencível

(Drunken Master)
Com a presença de Jackie Chan, é um filme que todos deveriam conhecer por se tratar do estilo do bêbado e uma ótima performance do ator principal.

rei macaco

A Lenda do Rei Macaco

(The Monkey King)
Conta a primeira parte de uma das lendas mais famosas do China, a lenda do Rei Macaco, na qual ele desenvolve poderes que vão além dos seres celestiais.

taichi master

Tai Chi Master

Protagonizado por Jet Li esse filme tem ótimas cenas de luta. Dois amigos crescem juntos no templo Shaolin e se tornam grandes lutadores. Entretanto, acabam fugindo do templo devido às suas atitudes indisciplinares.

Novelas e séries de Kung Fu

great shaolin

The Great Shaolin

(Shaolin Wendao)
Uma novela sobre a história de três irmãos juramentados, um se tornou imperador, o segundo um general e o terceiro um monge depois de uma tragédia em sua família. A fotografia e a história são muito bonitas. Só não encontrei com legendas em português ou inglês ainda.

bruce lee A lenda

Bruce Lee - A Lenda

(The Legend of Bruce Lee)
Uma série de 50 episódios na qual Danny Chan interpreta Bruce Lee e conta como foi sua vida. Vale a pena conhecer.

Desenhos de Kung Fu

kung fu panda

Kung Fu Panda

Um desenho super bem humorado e com várias lições de moral. Ideal para adultos e crianças admirarem a arte do Kung Fu e sua filosofia. No momento há três filmes da série.

Avatar

São duas temporadas de uma série: A lenda de Aang e A Lenda de Kora. Recomendo muito para quem tem um filho praticando Kung Fu e quer estimulá-lo a conhecer melhor o que pratica.