Kinlai e a saudação do Kung Fu e Tai Chi Chuan

28 de junho de 2016 Apostila Câmara Shaolin Blog Câmara Shaolin Cultura Kung Fu & Sanda Tai Chi & Qi Gong 0
kinlai / bao quan

A saudação, também chamada de Kinlai, é comum nas academias de Kung Fu e Tai Chi Chuan, feita entre os alunos e mestres e dirigida, também, ao altar central e às fotos dos mestres. Trata-se de uma “variação da saudação budista utilizada no mosteiro em que o estilo se desenvolveu”.
A saudação está relacionada ao Taoísmo, onde enquanto a mão fechada significa a força física, o princípio ativo da energia yang e o caráter animal (tigre), a mão espalmada representa o domínio das faculdades internas, o princípio passivo da energia yin, o caráter espiritual (dragão) do ser humano.

saudação kinlai

Figura 1

Esse cumprimento era feito, em alguns casos, para evitar que a outra pessoa, conhecedora de Chin Na (Qin Na), não tivesse a oportunidade de aplicar-lhe um golpe caso as mãos fossem dadas como aqui no ocidente.

Sabe-se que o fato de ser como na figura 1, uma sobre a outra, é um cumprimento mais amistoso. Já o cumprimento com a mão bem aberta como na figura principal desse artigo significa mais respeito pela pessoa à sua frente, como um mestre por exemplo.

Há duas formas diferentes de se fazer esse cumprimento, mas o mais correto é aquele com a mão direita fechada e a esquerda aberta. O inverso era feito antigamente e mudou por dois motivos:

1. Os militares, por serem destros na maioria dos casos, seguravam suas armas com a mão direita e para não soltá-la diversas vezes eles cumprimentavam segurando-a como na figura 3, o que forçou a troca para o jeito atual.
  2. O cumprimento com a mão esquerda fechada era usado antes da dinastia Zhou e ainda usado pelos Han, mas os rebeldes a favor da mudança para a dinastia Ming, durante a dinastia Qing, faziam o inverso para lembrar dois ideogramas, Sol 日 e Lua 月, que combinados formavam o símbolo dos Ming. Pelo fato dos monges Shao Lin serem do lado rebelde, todos eles e seus descendentes passaram a usar esse cumprimento.

O cumprimento inverso também é considerado, hoje em dia, sinal de luto e também atrai má sorte.

Já a maneira de cumprimentar com as duas abertas é para religiosos mostrarem que vem em paz e desarmados, como fica evidente nesta posição.

Abertura da aula
Professor: Dà jiā hăo 大家好 (olá turma)
Alunos: Lăo shī hăo 老師好 (olá professor)

Término da aula