Aula de Cerimônia do Chá Chinês

28 de março de 2018 Cursos e workshops 0

A Câmara Shaolin, junto com o professor Ye Xin, promovem Workshop de Cerimônia de Chá Chinesa (Cha Dao 茶道, ou Gong Fu Cha 功夫茶). A Cerimônia de Chá é a arte de apreciação, que visa equilibrar corpo e mente através do silêncio (durante a cerimônia) e concentração (na preparação e apreciação do chá) como forma de alcançar um estado meditativo.

[su_button url=”https://podio.com/webforms/20648001/1416033″ target=”blank” background=”#ef932d”]Cadastre-se na lista de espera[/su_button]

Fotos de outros dias:

[su_button url=”https://goo.gl/photos/D6FRJSsvJQXZpDdM9″ target=”blank” background=”#ef932d”]Fotos[/su_button]

Depoimentos dos cursos anteriores:

William“Foi uma experiência excelente! Além de podermos conhecer diversos aspectos relacionados à cultura do chá, desde a planta em si, os tipos de chá, benefícios à saúde, até aspectos históricos, aprendemos o procedimento da cerimônia e a importância de cada etapa do processo, sendo que o professor Ye Xin nos deixou bem claro a profundidade deste momento, um processo de muito respeito, um momento de silêncio para introspecção, reflexão, autoconhecimento, e para estarmos em conexão com nossa essência.
Assim como o Kung Fu, a aula de cerimônia do chá é muito mais do que a aula em si, é um ensinamento para a vida!
Certamente, uma manhã de domingo muito proveitosa.”

Carolina R. Colepicolo: “Conseguiu passar os sentidos todos..Tati.. Mais do que uma aula sobre a Cerimônia do Chá.. com certeza. Me emocionei algumas vezes durante a aula, por fazer links com coisas das quais estou passando ou passei na minha vida.. Ye fala sobre cultura, tradição, história, arqueologia..tudo relacionando com o chá. Passa sabedoria, não só conhecimento..pois vivenciou coisas..e com a humildade de quem não sabe tudo, mas transmite o que vive. Algumas coisas podemos ler na internet ou em livros, mas nada substitui o ‘vivenciar’..participar da experiência é mágico pra mim, e algo que eu não abro mão.. Umas das coisas que ficou ressoando em mim e passei pra frente: “O sabor é saber.. Sentir..intuir.. O silêncio leva à reflexão, a reflexão leva à intuição..”

Alex Vieira: ⁠⁠⁠⁠⁠“Pessoal, não poderia deixar de compatinhar a experiência que tive com a cerimônia do chá que foi acima da minha expectativa. A forma como o Ye nos apresentou esta parte importante da cultura chinesa e do Zen, fez com que eu estivesse realmente feliz por participar daquele momento. A simplicidade e ao mesmo tempo a profundidade daquele momento, fez-me perceber que estamos todos interligados. Que viemos do mesmo tronco, onde somos todos as folhas verdejantes. E este sentimento de unicidade, fez com que sentisse a falta dos que não puderam ir e partilhar deste momento único. Se puderem ir na próxima não irão se arrepender!”

Victor Pini“ Gostei do fato do amigo ser chinês. Deu uma energia diferente. Nos passou muito conhecimento com muita calma, tanto antes quanto depois da cerimônia, sobre vários aspectos da cultura chinesa, não só do chá. Sobre a cerimônia em si, simples e gostosa, o chá era muito bom também. Pra ficar perfeito eu daria a ideia de evoluir pra um workshop. Seria uma experiência mais imersiva. Um grupo de 3 ou 4 pessoas por kit, fazendo um pouco do observado depois da demonstração inicial.”

Tatiane Leão“Envolvente como poesia, o vapor da água dançando entre os delicados objetos dispostos na bandeja de bambu, congelava a cena como se guiasse a um transe profundo, despertado apenas pelo som das xícaras sendo preenchidas daquele belo líquido dourado. Era como se fosse necessário um instante de mergulho interno para que cada sabedoria compartilhada fosse absorvida sutilmente, como o sabor revelador da camellia sinensis. Uma manhã domenica onde pude beber da fonte inspiradora que é a tradição chinesa através da simplicidade e generosidade de Ye Xin. Xiè xiè!”

Mercia Neves“O que dizer sobre o dia de hoje? Mais que uma aula de cerimônia de chá chinês, um verdadeiro mergulho na linda e incrível filosofia chinesa…Fiquei verdadeiramente encantada com as palavras de Ye Xin, que de forma simples e envolvente, nos transmitiu alguns aspectos da cultura, sabedoria e tradição do povo chinês que, se utilizássemos aqui no ocidente, viveríamos infinitamente melhor. Sifu Edgar Gubiotti De Martino, poderia promover mais eventos como esse. Sensacional!”

Matheus Cangussu“Gente, estou passando para deixar um recado: a cerimônia do chá foi incrível!

Não é apenas um ritual: é uma aula em que podemos dar uma pequena olhada na cultura chinesa (e na própria cultura shao-lin); é uma forma de se conectar com o seu eu (ou a “água de dentro”); é a apresentação de uma filosofia de vida. Não é por menos que a cerimônia do chá também é conhecida como “cerimônia kung-fu do chá” (https://en.m.wikipedia.org/wiki/Gongfu_tea_ceremony), ja que a mesma discilplina, respeito e postura são exigidos nos dois.
Mesmo com esse textão, eu não risquei nem a superfície da experiência (além do fato que cada um terá uma experiência diferente)…
Então, fica a dica para os irmãos virem na próxima.”