Aulas de Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan
Horários

Segunda e quarta: 14:30h  (1 hora de duração)

Terça e quinta: 07:30h  (1 hora de duração)

Sábado: 08:30h  (1 hora de duração)

TODAS IDADES

Descrição
Arte marcial interna chinesa, reconhecida como uma forma de meditação em movimento, cujas técnicas aprimoradas visam o treinamento do qi (energia interna), da flexibilidade e das habilidades motoras, promovendo a saúde, concentração, equilíbrio mental e corporal. Muito indicado por médicos de diversas especialidades, o Tai Chi Chuan promove a saúde sem impacto e com muita consciência.O estilo de Tai Chi Chuan ensinado aqui é o da família Yang, o mais famoso no Brasil.

Nossas aulas, além do Tai Chi Chuan propriamente dito, incluem:

  • Qi Gong para a saúde (Ba Duan Jin)
  • Tai Chi Yang Sheng Zhang (com bastão)
  • Pa Kua
  • alongamento
  • relaxamento
  • meditação

“O Tai Chi Chuan é uma eficiente arte de luta, mas também é eficaz na cura e na prevenção de doenças orgânicas e psicóticas, como hipertensão, reumatismo, asma, gastrite, insônia, enxaqueca, depressão e nervosismo – exatamente
as mesmas doenças que a medicina convencional considera incuráveis. Praticado adequadamente, ele pode prevenir ou aliviar dores nos joelhos, consideradas pela Academia Americana de Cirurgiões Ortopedistas, em 1989, como
a principal categoria de todos os ferimentos, nos Estados Unidos. Além disso ele oferece um sistema suave de exercícios para promover a saúde e a vitalidade. Em outras palavras, não é preciso estar doente ou ser atacado por alguém para usufruir os maravilhosos benefícios do Tai Chi Chuan. Quem não tem tempo ou acha que exercitar-se numa academia é muito dificil, pode encontrar uma resposta positiva no Tai Chi Chuan. Apenas quinze minutos por dia
no conforto de casa, proporcionam todo o exercício de que precisamos mas para o qual não temos tempo ou energia. Os beneficios não são só fisicos. O aspecto meditativo do Tai Chi Chuan e sua ênfase nos movimentos relaxados
contribuem para a serenidade da mente e a clareza do pensamento.” (Trecho retirado do livro O Livro Completo do Tai Chi Chuan de Wong Kiew Kit)

Saiba mais sobre o professor

Benefícios

As vantagens são muitas:

  • qualidade de vida
  • melhora a saúde através da ativação da circulação e aprimoramento da respiração
  • aprimora a habilidade motora e a estabilidade corporal
  • desenvolve a memória e a concentração
  • diminui o estresse através do controle emocional
  • aumenta a flexibilidade
  • reduz as dores pelo corpo
  • melhora a força muscular nos joelhos
  • melhora em exames de pressão arterial, resistência vascular e pressão do pulso
  • melhor complacência arterial

Links:

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Perguntas frequentes

Aqui vamos colocar as respostas às perguntas mais frequentes que recebemos.

Existem aulas separadas para iniciantes e avançados?

Não, as aulas são juntas, mas proporcional à capacidade de cada um.

Posso praticar em horários diferentes em cada dia?

Sim, desde que as aulas já estejam no nosso programa.

Tenho limitações físicas, posso praticar assim mesmo?

Bem provável que sim, mas devemos avaliar caso a caso.

Saiba mais

Tai Chi Chuan rejuvenesce e melhora a saúde

De acordo com pesquisas recentes realizadas – como o estudo feito no Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e fácil de ser aprendido. Seu poder de rejuvenescimento, tanto físico como mental, tem sido comprovado, pois a atividade abaixa a pressão sanguínea, irriga as juntas, estimula a circulação, fortalece os músculos e o sistema imunológico, promovendo a calma mental. E tudo isso sem estresse ou tensão!

Em toda a China, milhares de homens, mulheres e crianças de todas as idades se reúnem nos parques das cidades todas as manhãs, bem cedo, para praticar a arte graciosa do Tai Chi Chuan, com o objetivo de melhorar sua forma física e mental. O exercício é feito por meio de movimentos simples, suaves e fáceis de serem aprendidos. Não exige habilidades especiais e pode ser executado em qualquer lugar, interior ou exterior, sozinho ou em grupo. Qualquer pessoa pode desenvolver a arte a níveis bastante elevados. Basta uma prática consistente, concentração e um bom professor.

Mesmo sendo um tipo de exercício de baixa velocidade, o Tai Chi Chuan ainda melhora a saúde cardiovascular e a forma física das pessoas, além de aliviar os estados depressivos.

Atividade ajuda a envelhecer com saúde

Aqueles que praticam o Tai Chi Chuan consistentemente costumam ter uma vida diferente, especialmente quando chegam aos 80 e 90 anos de idade. Seus ossos são fortes, não são frágeis. Suas juntas são flexíveis, não sendo doloridas ou rígidas. Suas mentes não divagam; eles permanecem alertas, conscientes e com grande capacidade de concentração. Seu coração é forte e bate calmamente e seus corpos têm uma grande força interior que previne todas as enfermidades.

O Tai Chi é frequentemente prescrito como um tratamento a um sem número de doenças e condições dolorosas. Se você tiver uma artrite, por exemplo, a atividade será o seu melhor exercício para alongamentos, pois trabalha a flexibilidade necessária para que as juntas enrijecidas possam se mobilizar novamente com elasticidade. Se você tem câncer, o Tai Chi é ideal porque melhora a capacidade aeróbia e estimula o sistema imunológico, sem prejudicar os radicais livres. Quem sofre do coração e pratica os exercícios regularmente consegue regularizar não apenas a pressão sanguínea, como também perde peso e elimina sentimentos negativos, tais como raiva, frustração e depressão – os quais podem desencadear um ataque do coração.

Os cinco principais benefícios do Tai Chi Chuan

Já deu para perceber que o Tai Chi Chuan é uma verdadeira fonte de juventude. Ele ativa os seus hormônios e as células imunes, fortalece o coração, coloca em ordem as funções orgânicas, refina reflexos e equilíbrio e ajuda você a afastar os sinais da idade. Como se não bastassem todos esses benefícios, o método ainda faz bem para o humor. Praticar a atividade é como abrir uma janela num quarto abafado – um grande alívio!

Para aqueles que detestam exercícios e para qualquer pessoa cujas juntas e coração não podem exercer movimentos extenuantes, o Tai Chi é perfeito. Para o coração e o metabolismo, a atividade equivalente a uma caminhada de quatro quilômetros. Mas o Tai Chi tem algo especial, que oferece um fortalecimento geral da saúde através de formas muito diferentes dos exercícios convencionais. Confira abaixo os cinco maiores benefícios do método:

  1. Desperta a energia e equilibra a pressão sanguínea: as técnicas respiratórias reduzem o estresse, diminuem a frequência cardíaca e aumentam o nível energético.
  2. Aumenta a capacidade de concentração: executando as formas dos movimentos, o praticante exercita a memória e aumentando a capacidade de executar as tarefas diárias com maior facilidade.
  3. Alonga os músculos e deixa as juntas flexíveis: os movimentos vagarosos e circulares diminuem a tensão e aumentam a resistência muscular e a flexibilidade das articulações.
  4. Melhora o equilíbrio e reduz o risco de quedas e acidentes: a pessoa aprende a girar o seu corpo vagarosamente e andar numa postura mais estreita, melhorando o equilíbrio e diminuindo consideravelmente as chances de cair ou se machucar.
  5. Melhora a circulação: a respiração profunda e os movimentos amplos revigoram os músculos e aumentam o fluxo sanguíneo. Isso permite que o oxigênio fresco circule com nutrientes através dos membros, alimentando as extremidades do corpo com mais energia.

Fonte: Personare

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